Utopia Critica – Será Que Foi o Momento Certo

0 Por Felipe Leite
Spread the love

No finalzinho de Outubro, dia 30, a série Utopia da Amazon Prime foi disponibilizada no serviço de streaming aqui no Brasil. Seguindo um caminho um pouco diferente, pois a série foi disponibilizada na maior parte do mundo no dia 25 de Setembro, um mês antes. Veja a nossa Utopia Critica.

Utopia Amazon Prime
Utopia Amazon Prime

A série acompanha o inicio de uma pandemia e leva a teoria da conspiração à um nível bem alto. Tornando-se um perigo seu lançamento em pleno a uma pandemia, onde existe pensamentos de retrocesso a respeito de vacinas e produções de vírus, e grandes autoridades da ciência entrando em descredito por uma massa negacionista.

Antes de entrarmos no mérito de se Utopia foi lançada em um bom momento ou não. É legal dizer, que é uma boa série e que tem todos os elementos para prender o telespectador do começo ao fim.

Série Utopia Amazon Prime
Série Utopia Amazon Prime

Utopia conta a história de um grupo de amigos que se conhecem pela internet e que possuem um único objetivo, ter a HQ “Utopia”, continuação da HQ “Distopia” que fez muito sucesso entre a comunidade geek da série.

A HQ é cercada por mistérios e enigmas, e quem consegue enxergar além da história do Sr. Coelho e Jessica Hyden, conseguirá ter acesso a várias verdades do passado e do futuro referentes a pandemias que assolaram a humanidade. E aí começa o primeiro problema, a série aborda esse tema dando a entender que doenças como o Ebola, a SARS e outros vírus que estão por vir, foram e serão produzidos por alguém que tem como foco exercer um certo controle sobre a humanidade. Eu sei, você já escutou algo parecido por ai.

Não assustaria se esses argumentos não fossem escutados hoje na nossa realidade, onde certas pessoas afirmam que a COVID – 19 foi produzida pela China, entre outras teorias.

A série continua nessa pegada até o final, todos querem Utopia, tanto os nerds que querem salvar a humanidade desse novo vírus futuro, quanto os próprios criadores do vírus que querem impedir que seus planos sejam descobertos.

A partir do primeiro episódio, já vemos essa mistura de Stranger Things e os filmes do Tarantino no ritmo da série. Um núcleo jovem e com crianças, vencem os seus limites a cada episodio, para sobreviver e salvar a humanidade, muito Stranger Things.

Utopia
Utopia

Uma matança gratuita, seguida por perda de membros e muito sangue, da um tom Taranstinestico à série. Utopia não se importa em ser ghorr e que você tampe os olhos em algumas cenas.

Onde está Jessica Hyden?

Todos os personagens em algum momento perguntou: “Onde está Jessica Hyden?”. A personagem principal da HQ, existe na realidade. E a entrada de Jessica na série da um ritmo frenético e imprevisível para a trama. É legal ver o contraste entre o grupo de nerds que nunca viveram tão de perto a violência, e ela que é a pura violência.

Jessica também está atrás de Utopia, mas a finalidade não é salvar a humanidade e sim seu pai, que é o cientista responsável pela criação dos virus. Não importando quem ela precise matar para chegar no seu objetivo, que chega a ser muito egoísta. E olha que nem comentamos a respeito do seu pai que mata milhões através dos seus virus, unicamente para salvar Jessica da mão do Sr. Coelho.

Veja também The Umbrella Academy Critica Segunda Temporada

Existe toda uma conspiração por trás de Utopia, pessoas são manipuladas para fins individuais. Mas a grande questão da série é o momento de seu lançamento, nem todo mundo assistirá Utopia com a maturidade que assistir esse conteúdo exige. É preciso ter cuidado para não associar com a nossa realidade e acabar perpetuando um discurso que é nocisivo não só para quem fala mas para quem escuta também. E você, assistiu Utopia, qual é a sua opinião?